sexta-feira, 7 de junho de 2013



TEXTO DE APRESENTAÇÃO

  Este Blog foi criado especialmente para apresentar experiências vividas de nossos queridos educadores, que hoje empenham-se para adequar as práticas pedagógicas aos novos meios que a tecnologia oferece.
  A ideia surgiu durante um programa de formação a distância chamado “Melhor Gestão, Melhor Ensino”.

  Será uma honra recebermos nesse ambiente professores ou cidadãos que valorizam o trabalho do corpo docente. Participe relatando sua experiência como leitor ou dando sugestões para uma leitura prazerosa!!


PERFIL DE MARIA AP. DE ANDRADE OKUMURA

Meu nome é Maria, trabalho na educação há 13 anos e a cada aula que inicio com meus alunos ainda sinto o mesmo mistério e expectativa do novo.
  No início de minha carreira recebi propostas muito desafiadoras, como projetos de reforço e recuperação, aulas de leitura ( disciplina específica da época), enfim até substitui diferentes disciplinas.E me lembro que me dedicava tanto que consegui receber elogios de colegas de diferentes áreas.
  Me efetivei no ano seguinte da conclusão do curso de Letras. Já trabalhei muitos anos até em colégio particular. Hoje com criança, preferi me dedicar exclusivamente a rede pública. Amo meus alunos, sem acepção e acredito que todos podem evoluir. Assim vou me esforçando e organizando minhas aulas, a sequência didática que é fundamental, as tarefas de casa,  as avaliações, pois nossos alunos precisam se sentir num ambiente acolhedor e que o transporte a diferentes dimensões do saber.
  Faço parte de um mundo transformador e tenho uma missão social!!!


Relato de experiência da Maria Ap. de Andrade Okumura
Tema: Paixão pela leitura

  Sobre minha experiência como leitora. Acho que tudo começou pela influência de minha mãe que sempre contava histórias para mim quando pequena. Nós não tínhamos livros, mas ela contava o que sabia “Chapeuzinho Vermelho”, “João e pé de feijão”, entre outros clássicos. Eu também aprendi e me lembro de recontá-las ao meu pai que chegava a dormir com as histórias.
  Na escola 1°, 2° ano a diretora fazia uma chamada oral. Retirava os alunos individualmente da sala, conduzindo-os á Direção. Lá tinha um livro e ela pedia para lermos um texto e em seguida já com o livro fechado perguntava “... que trecho lhe chamou a atenção?”. Depois, no dia seguinte sabíamos a nota da participação.
 Também quero destacar que já li muitos depoimentos de pessoas que amam a leitura e que conseguem extrair dela o sentido para suas vidas, além de contagiar as pessoas a partir de suas palavras, argumentos, sabedoria...
  Destaco agora os pensadores que mais me identifiquei:
  • Marilena( filósofa) “... descobrimos nossos próprios pensamentos...”
  • Contardo( psicanalista) “... Literatura é um meio de aprender a sonhar...”
  • Antonio Cândido(crítico literário) “ Satisfazem necessidades... cultivo do humor...”
  Para mim são exemplos de mentes brilhantes que conseguem expor através das palavras o que todo ser humano tem dentro de si. E nós precisamos da leitura para nos compreender e sonhar e da escrita para nos desabafar.
  Acredito que toda criança ou adulto em qualquer faixa etária começa a se interessar pelos livros por conseqüência de alguma influência recebida.
  A maioria dos leitores são frutos de referências positivas que sofreram em suas vidas, como Gabriel, o pensador, Gilberto Gil e Clair F. Regina. Aqui vemos que um professor, uma avó, uma amiga são exemplos de pessoas que ao propor uma atividade, ao refletir o gosto da leitura, ou mesmo ao elogiar uma ação, puderam conquistar/ despertar estas figuras brasileiras que ainda não tinham até então aberto os olhos e a mente para a leitura e escrita. Todos nós temos a literatura na essência!!!
   E assim vou me transportando para diferentes situações, nas quais eu possa ampliar meus conhecimentos e saciar minhas curiosidades.
  Aqui deixo uma reflexão em versos que me inspirei ao redigir esse relato.
                                       “ Todos nós temos a literatura na essência
                                          Precisamos da leitura para nos compreender
                                          E da escrita para nos desabafar...”

2 comentários:

  1. E vc explica de um jeito bem fácil e ao mesmo tempo detalhado, q faz os seus alunos(inclusive eu)entender isso é incrível

    ResponderExcluir