sexta-feira, 7 de junho de 2013

Projeto contra Bullying faz sucesso em Taquarituba

Gêneros: Notícias, H.Q e teatro
TEMA: Contra o bullying
ESCOLA: E.E.Dr. JOSÉ PIRES DE CARVALHO

Leia o relato da minha experiência e em seguida assista ao vídeo

 A seguir um projeto interdisciplinar com o tema “contra o bullying" desenvolvido pelas professoras Maria Aparecida Rodrigues da disciplina de Matemática e Maria Aparecida de Andrade Okumura da disciplina de Língua Portuguesa.
  Em 2011 a Escola Estadual Dr. José Pires de Carvalho identificou casos de bullying. E na escola , ministrando aulas de Língua Portuguesa na 6ª série / 7° ano foram trabalhadas notícias sobre fatos de bullying em diferentes escolas do Brasil, produção de tiras em quadrinhos, nas quais os alunos expressaram emoções e enredos baseados em suas vivências.
  O produto final foi a produção coletiva e apresentação de uma peça de teatro, cujo texto          “Branca de Neve e os sete anões” foi adaptada ao tema bullying.


  Agora participem assistindo ao vídeo e resumo do projeto que a TV tem gravou em nossa escola.





E o texto abaixo é a peça de teatro "Branca de Neve e os sete anões" que foi adaptada ao tema bullying.


Os sete anões

Feliz = feliz, sorridente.
Atchin = espirra
Mestre = mestre, sábio.
Zangado = aborrecido, bravo
Soneca = dorme, lento.
Dengoso = manhoso.
Dunga = “pobre”, mudo.

Narrador : Está é uma versão baseada no conto. “Branca de neve e os sete anões”, escrita pelos alunos da 6ª série B.

Soneca : (Despreguiçando) Acho que vou dormir mais um pouco. Rico eu não vou ficar mesmo e ajudar os outro não vale a pena.

Mestre: Bom dia! O trabalho te espera. Seus irmãos já estão na mina.

Soneca : (Estica as pernas com raiva e despreguiça novamente) Ah! Mestre só o senhor para me fazer levantar dessa cama.

Mestre : Que bom que levantou-se. Nada mais há de feliz para o homem que regozijar-se do fruto do seu trabalho.

Todos já na mina

Zangado : (Grrr) Tinha que ser o lerdo. Enquanto nós trabalhamos desde às 4 da madrugada, você chega só agora (empurra o soneca e dá um tapa na orelha).

Feliz: (Dá uma gargalhada).

Dengoso: (Chega  encolhido com a cabeça abaixada) Coitado! Parece um saco de pancada.

Zangado: (Grrr e grita) Cale-se. Você não tem nada a ver com isso!

Dengoso: (Desmaia de vergonha)

Feliz: (Dá uma gargalhada, apontando com o dedo)

Mestre: Agora, sairemos para o almoço.

Todos: (Levam as ferramentas e saem cantando em fila)

Atchin: (Espirra).

Dunga: (Tampa o nariz).

Zangado: (Fala alto com voz grossa). Que mau hálito. Vai infectar a todos nós.

Mestre: Coloque a mão sobre a boca antes de espirrar.

Feliz: (Dá uma gargalhada, apontando com o dedo).

Dunga: (Desesperado. Aponta a  com o dedo)

Feliz: (Bate as mãos de alegria) Oh! Que linda você é! Parece uma princesa.
Branca de neve: Esta é a casa de vocês?

Soneca: (Boceja) Sim, o que você faz aqui?

Branca de neve: Tive que fugir do castelo onde morava e como não conheço a floresta, acabei me perdendo. Será que posso ficar com vocês, pois há muitos perigos lá fora!

Soneca: (Boceja) Você sabe cozinhar?

Dunga: (Balança a a cabeça de forma afirmativa).

Zangado: Você só quer as coisas de mão beijada. Não passa de um preguiçoso.

Branca de neve: Se vocês me acolherem, vou cozinhar, lavar, limpar e ainda posso lhes contar histórias.

Atchin: (Ameaça a espirrar e todos os anões coloca o dedo sobre o nariz). Mas conte. Porque fugiu do castelo?

Narrador: E agora Branca de Neve se recordará de seus sofrimentos. (Saem todos os anões de cena).
Nos éramos felizes enquanto minha mãe viveu. (Riu, mãe, abraçados e Branca de Neve brincado).

Branca de neve: Depois que minha mãe se foi, papai se casou com uma mulher muito má porém, bonita. Foi o que chamou a atenção dele.

Madrasta: (De frente com o espelho) Espelho, espelho meu: Existe alguém mais bela do que eu?

Espelho mágico: Não. Tu és a mais bela que há nesta terra.

Madrasta: (Ri com arrogância). Eu já sabia disso.

Branca de neve: (Entra enxugando as mãos no avental) Senhora, o que vai querer para o jantar?

Madrasta: Sua branquela azeda, sem graça. Xô, xô aqui nesta casa seu lugar é na cozinha ou no porão, com os ratos. Quem sabe eles confundem você com um requeijão e somem contigo de uma vez por todas.

Branca de neve: (Sai com as mãos no rosto chorando)

Madrasta: (Segura a Branca de neve pelos braços e joga no chão) Só porque seu pai morreu acha que pode entrar aqui a qualquer momento?

Branca de neve: Me perdoe não brigue comigo. Você está me humilhando muito. (Com as mãos tremendo nos cabelos).

Madrasta: (Grita) Sai, sai, sai sua branquela azeda (e voltando-se novamente para o espelho). Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?

Espelho: Sim Branca de neve é a mais bela de todas.

Madrasta: (Se descabela e grita) É mentira, é mentira eu sou a mais bela (se acalmando). Ah! Mas ela vai pagar por isso (e chama pelo caçador).

Caçador: Sim senhora. Ao seu dispor.

Madrasta: (Fala com autoridade). Feche a porta. Quero que mate a branca de neve e coloque seu coração nesta caixa.

Caçador: Sim senhora (e sai)

Narrador: Branca de neve colhendo flores.

Caçador: (com as mãos tremendo e segurando uma faca, a esconde e diz) Jovem você não poderá mais ficar neste castelo. Esta correndo perigo e agora terás que fugir.

Branca de neve: Oh! (coloca uma mão sobre a boca e sai, aparentemente perdida e todo instante toca nas flores).

Acaba chegando a casa dos 7 anões
Volta ao tempo presente

Branca de neve: Eu sofri muito com minha madrasta mas aprendi uma lição. É melhor sairmos da presença de pessoas que nos ofendem, humilham e que pode nos causar perigo.

Mestre: É verdade, todos temos nosso valor e também o direito de sermos respeitados.

Dunga: (levanta a mão desesperada para querer falar)

Zangado: ( empurra Dunga) Sai para lá mais parece um espantalho ou um pobretão que ninguém escuta.

Mestre: O que é isso! Você não ouviu o que a Branca de Neve acabou de dizer? Não podemos humilhar ninguém. Somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo.

Dengoso: Eu amo todos vocês (E contrai seu corpo de vergonha)

Branca de neve: Vocês são companheiros de todos os dias. Espero que daqui em diante não haja mais ofensas entre vocês.

Zangado (De joelhos) Me perdoem meus amigos. Agora eu entendi. O valor de uma pessoa. Vamos nos unir nos respeitar e aprender pedir perdão.

Todos se abraçam
Narrador: Enquanto isso no castelo.

Madrasta: Não é possível! Com todo o dinheiro que tenho, todos me abandonaram e não tenho ninguém para me servir.Pelo menos resta-me meu espelho.( E voltando-se para o espelho diz) : Espelho, espelho meu existe alguém mais bela do que eu?

Espelho: Sim Branca de Neve. Ela é a mais bela!

Madrasta: Isso não vai ficar assim. (Levantando a cabeça para cima diz com muito ódio):Me vingarei não suporto uma pessoa que seja diferente de mim.

Narrador: Enquanto isso os sete anões saem para trabalhar na mina e Branca de Neve continua com os afazeres da casa.

Madrasta: (Na porta do castelo)Se eles pensam que podem me trair estão muito enganados. Ainda conto com meu espelho mágico.E essa maçã que envenenei acabará de vez com a branquela.(Atrás da madrasta(costa com costa)com a personagem da bruxa. Então a madrasta ri e virando-se passa a ser bruxa) Ri: Ah ah ah ah ah (e sai caminhando pela floresta).É preciso acabar com os que querem ser diferentes.

Bruxa: (Chegando a janela da casinha diz ) Olá jovem, nunca te vi por aqui. Esta não é a casa do anões?

Branca de Neve:Sim.Eles são meus amigos e me acolheram aqui. Agora estou retribuindo um pouco do que fizeram por mim.Estou limpando a casinha.

Bruxa:Pois bem deve estar com fome. Pegue esta maçã.

Branca :(Pega a maçã e após uma mordida, cai adormecida)

Narrador:Muitas vezes a bondade e a simplicidade das pessoas acabam as tornando alvo de violência.

Chegando os sete anões assustam-se vendo branca de neve e pensam que estava morta.Então a cercam de diamantes sem coragem de enterra-la.

E os amigos de verdade devem ser assim. Devem ajudar o outro a resistir, e não enterrar de vez. Essa pessoa precisa de apoio, para se levantar novamente.

Príncipe:Olá tem alguém aí ?Oh. Quem é esta moça? O que ?É Branca de neve, a bela Branca de neve, minha amada.Mas, o que aconteceu?( Fica de joelho em frente a Branca e chora) não, não. Acorde, amada minha.Eu preciso de você.( E beija-a). Imediatamente Branca se levanta

Narrador:O Amor pode fazer uma pessoa se levantar. Uma boa palavra pode recuperar a alta estima .Branca de Neve não se abalou com as afrontas do agressor.Precisamos nos dar valor.O que os outros dizem muitas vezes não é verdade. São frutos de inveja , de falta de estrutura familiar,falta de educação, falta de religião. O importante é o aluno- alvo se manter psicológicamente firme e conversar com pessoas que possam o ajudar.





Narrador 2: O bullying focalizando nesta história através de atitudes agressivas e repetidas, sem motivo evidente só causou dor e angustia. E a rainha teve o fim mais triste que alguém poderia ter: a solidão. Branca de Neve, por sua vez  ganhou novos amigos e ficou com uma pessoa tão especial quanta ela, o príncipe .Se ela tivesse se comportado de forma violenta, antipática e arrogante para com sua madrasta, não teria feito a diferença nesta história. O bem sempre vence o mal.

Narrador 3:Os sete anões também nos ensinaram uma lição,pois muitas vezes ofendemos pessoas que estão todos os dias ao nosso lado . Talvez porque achamos que temos intimidade suficiente, talvez porque achamos que essa pessoa nunca vai deixar de gostar de nós.Não sei, mas independente de qualquer motivo que seja, tenho certeza que ninguém gosta de ser desrespeitado e muito menos de apanhar ou ter a moral ofendida.Vamos respeitar nosso próximo e viver.Viver em paz!!!!!!!!!





Um comentário: